Av. Josefa de Melo: tragédia anunciada!

Atenção condutores de Maceió!

A Av. Josefa de Melo, inaugurada no mês passado (junho/14), possui um importante erro de projeto ou execução.

Sendo um ou outro, o que importa é que as pessoas que passam por ela estão correndo sério risco de envolverem-se em acidentes de natureza grave.

Como é possível ver na imagem abaixo, há uma curva perto do shopping em formato de “S” que é extremamente perigosa. A seta amarela (na imagem da esquerda) indica o ponto de possível contato do pneu de veículos que entrem na curva com velocidade excessiva. No caso de isto acontecer (e já aconteceu, pois passando por lá é possível ver marcas de pneu), se a velocidade for alta, pode haver um capotamento que possivelmente leve o veículo para uma queda de aproximadamente 8m de altura, referente ao estacionamento do shopping (seta branca).

Josefa de Melo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O especialista em pilotagem, Ricardo Perel, analisa esse trecho da avenida da seguinte forma:

“Após uma boa reta, ela fica negativa e com uma curva escondida. Não tem muro de proteção! Quem sobrar – e vai sobrar – cai direto no estacionamento do shopping. E quem tirar no susto, livrando da sobrada, é bem provável perder a traseira na saída da curva e acertar algum poste de iluminação”
Nesta foto do jornal Tribuna Hoje, é possível ver a curva de outro ângulo e de dia.Tribuna Hoje

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É preciso urgentemente fazer algo na curva mencionada. Minha sugestão é que, no caso da impossibilidade de corrigir o erro de engenharia, que seja implantada uma lombada física bem sinalizada antes da curva para que os veículos entrem  mais devagar.

Caso nada seja feito, é possível que a próxima postagem sobre esse tema no blog, seja lamentando uma tragédia anunciada.

Ricardo Perel destaca ainda que “há um retorno antes da curva que deixa carros sedan com a traseira na pista”.

Mais um risco de acidentes.

Além destes pontos, é preciso ressaltar que a ciclovia foi entregue com problemas apontados nesta postagem da Bicicletada de Maceió.

 

Nascido em Maceió-AL, Brasil | 33 anos Arquiteto/Urbanista | mestre em planejamento para o desenvolvimento local | especialista em mobilidade urbana | Time do coração: CRB-AL

2 Comments

  1. Pingback: charretemaceio | Sociedade Movimento

  2. Adriana

    17 de julho de 2014 no 08:40

    E aquele poste de esquina, depois que se passa em frente ao novo shopping ? Quase que um
    Poste no meio da rua. Quem vem do sentido jacarecica – centro.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *