Plano Diretor de Maceió

Começa a abertura da revisão do Plano Diretor de Maceió para toda a sociedade.

Amanhã, dia 13/10/2015, ocorrerá a primeira audiência pública de revisão do Plano, no Centro de Convenções, em Jaraguá.

No mesmo dia 13, e no dia seguinte (14), ocorrerão oficinas, também com o mesmo tema, no Centro Universitário Tiradentes, o UNIT.

É muito importante a participação de todos, para que tenhamos um plano com conteúdo melhorado, corrigindo alguns de seus problemas e criando instrumentos que forem necessários, para que tenhamos um documento que atenda aos interesses da coletividade.

Mas, afinal, o que é o Plano diretor?

Ele é simplesmente o documento MAIS importante no que diz respeito ao desenvolvimento da cidade. Tem formato de Lei e regula como a cidade deve funcionar para que ela seja mais adequada às necessidades de todos. Complementarmente a esta Lei, existe o Código de edificações e urbanismo, que define os parâmetros construtivos para cada zona da cidade.

O momento que estamos vivendo em Maceió é ainda mais importante porque há uma proposta de integrar à revisão do Plano Diretor uma necessária revisão dos padrões construtivos.

No que isto influencia a sua vida?

Em tudo! Nós vivemos em cidades. 84% da população brasileira vive em cidades. O mundo é cada vez mais urbano.

A forma como lidamos com a cidade está diretamente ligada a instrumentos de planejamento como o Plano Diretor.

As calçadas são ruins? O transporte público não convida as pessoas a utilizá-lo? A cidade cresce cada vez mais pra longe, jogando principalmente os mais pobres para espaços sem infraestrutura e distantes dos postos de trabalho? Há interesses de grupos específicos que estão se sobrepondo aos interesses coletivos? Há muitos terrenos ociosos? As nossas praças e praias estão abandonadas?

Tudo isto é tema de discussão dentro do Plano Diretor. Participe! Ajude a construir uma cidade melhor!

O vídeo é um convite à participação na revisão do Plano Diretor de São Paulo, mas serve para ilustrar a importância deste processo que se inicia por aqui.

A Sociedade Movimento estará lá! E você?

 

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *